A Receita Federal em operação Conjunta com a Polícia Federal, no Porto de Salvador, apreendeu uma carga de cocaína avaliada em 50 milhões de dólares, na noite dessa quinta-feira (17).
Os seguranças do Porto de Salvador, principal terminal logístico, notaram o comportamento suspeito de um motorista e decidiram acionar a Polícia Federal e a Receita Federal, resultando na prisão em flagrante de 6 pessoas que se encontravam em um fundo falso de um caminhão, além do motorista.
Junto com essas pessoas, no fundo falo, havia cerca de 300 kg de cocaína. A Receita Federal analisando os dados e checando outros contêiners próximos ao solo, localizou mais 400 kg de cocaína em um container para carga de exportação, com destino ao Porto de Algeciras, na Espanha, totalizando 700kg.
Auditor-fiscal, Peter Tofte, delegado-adjunto da Alfândega de Salvador concedeu entrevista para o Conexão Sociedade desta sexta (18) e explicou que as seis pessoas escondidas no lastro do caminhão, tentavam acessar o recinto e inserir as drogas em uma carga legal de algodão e conseguir atravessá-las para a Europa utilizando uma técnica conhecida como “rip on, rip off”.
A técnica se trata da utilização de uma carga legalizada, de uma empresa formal e que já realizou o desembaraço para exportação. Os envolvidos violam o lacre e introduzem a droga e lacram novamente, com a mesma numeração, explica Peter.
A droga, que possui valor estimado em 50 milhões de dólares, foi entregue para Polícia Federal para dar continuidade na investigação juntamente com o flagrante e o caminhão foi apreendido pela Receita Federal. Para o veículo, foi lavrado o auto de infração para aplicação da pena de perdimento por ocultação de droga em fundo falso.