A passarela de pedestres, que fica em um trecho da BR-324, próximo da Jaqueira do Carqueiro, em Salvador, foi liberada neste domingo (25), após ter sido interditada depois do piso ceder no sábado (24) à tarde.
A concessionária VIABAHIA, que administra o equipamento, informou que a travessia de pedestres “está segura, após a colocação de um tablado de madeira, como medida temporária”. De acordo com a empresa, as equipes de engenharia estão analisando o que teria causado o incidente. A previsão é de que a recuperação do equipamento aconteça por etapas.
O prazo para a conclusão da obra não foi divulgado. Ainda segundo a empresa, a passarela em questão foi vistoriada em setembro de 2023. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou fazer um desvio de veículos até a retirada dos escombros da pista. Ainda segundo a PRF, não existe perigo da passarela ceder ou cair, pois “foi uma questão de problema no piso”.
Do contrário, conforme relatado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), com o apoio da Secretaria Municipal de Manutenção (SEMAN), o isolamento foi feito por funcionários da pasta. Também por meio de nota, a Codesal detalhou que as medidas cabíveis deverão ser tomadas pela concessionária responsável.
“Após recebermos denúncia de risco na referida passarela procedemos pela vistoria do equipamento identificando esse cenário. De pronto a interditamos, e solicitamos apoio da SEMAN – Secretaria Municipal de Manutenção para que fosse realizado o isolamento da mesma, que foi realizado pela referida secretaria, até que a concessionária responsável pelo equipamento tome as medidas cabíveis e assim promova as ações que permitam o retorno do uso com segurança”, pontuou.
Nota da VIABAHIA:
“A VIABAHIA Concessionária de Rodovias S.A informa que as equipes técnicas restabeleceram, na manhã deste domingo, a utilização segura da travessia de pedestres na passarela localizada no Km 622 da BR-324, após a colocação de um tablado de madeira, como medida temporária. Desde ontem, as equipes de engenharia da concessionária estão empenhadas em estudar as causas do ocorrido e em recuperar de forma definitiva a passarela. Por conta do fluxo de pessoas que utilizam a passarela diariamente e da previsão do tempo, já foi definido que a recuperação do equipamento ocorrerá em etapas, a partir de amanhã, 26, durante a noite. O prazo para conclusão será divulgado em breve. A VIABAHIA reforça que as passarelas passam por vistorias periódicas e que a estrutura em questão foi vistoriada em setembro de 2023.”