Sociedade Urgente entrevistou nesta segunda-feira(12) Dr. Gabriel Bijos, Otorrinolaringologista e Cirurgião Plástico da Face que contou detalhes dos mitos e verdades sobre essas patologias
O Programa Sociedade Urgente desta segunda-feira(12), apresentado por Adelson Carvalho, falou com o Dr. Gabriel Bijos que tirou as dúvidas sobre as diferenças e sintomas entre doenças.
A rinite é uma inflamação na mucosa das cavidades nasais, podendo ser aguda ou crônica, ocorrendo em cerca de 25% da população. Suas causas são, principalmente, alergias e viroses (como resfriado e gripe). Já a sinusite (ou “rinossinusite”) é a inflamação na mucosa das cavidades paranasais (ou “seios da face”).
As dúvidas são frequentes quando se trata do sistema respiratório, muitos mitos são compartilhados pela população, os sintomas são parecidos mas são doenças diferentes, como conta o Otorrinolaringologista: “Basicamente, os sintomas e os sinais eles se misturam muito entre a rinite e a sinusite. Se fosse para escolher um único parâmetro ‘mas isso é uma rinite ou é uma sinusite?’, a gente pensaria em tempo, depois de 7 a 10 dias a gente começa a pensar que é uma sinusite, antes de 7 a 10 dias, quase sempre a gente vai pensar que somente é uma rinite, independente da idade.”
Ainda de acordo com o Dr. Gabriel Bijos, “O mau cheiro pode ser um dos sinais da sinusite, então, às vezes o paciente está com uma rinite, já evoluindo para uma sinusite, e ele faz aquele espirro, aquela tosse que você sente o cheiro, o nome técnico disso chama-se cacosmia. De fato, quando tem esse cheiro, já é um dos sinais que existe uma sinusite.” disse o médico.
São diversos os fatores que causam as crises alérgicas nos pacientes acometidos por sinusite ou rinite, alguns estão relacionados aos animais domésticos, poeiras, mudanças bruscas de temperatura ou até mesmo alimentos gelados. “Depende, ‘depende do que?!’. Pode estar relacionado? Com certeza sim, mas pode também não estar relacionado? Também com certeza sim. Algumas pessoas têm alergia à pele do gato ou ao pelo do gato e, nesses casos, está diretamente relacionado. Por outro lado, algumas pessoas não vão ter nenhuma questão com gatos, nesses casos, não, não tem nenhuma relação. Então, precisa fazer um exame, normalmente quem faz esses exames é o otorrino e alergologista, chama prick test, e esse teste é um teste que a gente faz de estimulação alérgica no braço, bem tranquilo de ser feito e a gente consegue descobrir se o pelo do gato tem relação com a alergia daquele paciente e é válido para qualquer animal.” esclareceu Dr. Gabriel.
E esclareceu também sobre o consumo de gelados, “Não tem lógica, não muda nada. O que acontece é, da mesma forma que a gente começou falando da rinite alérgica, existe uma outra rinite que é a rinite vaso motora, então, quando a criança ou adulto se expõe a determinadas condições, principalmente de mudanças de temperatura, aí sim entra sorvete, entra frio, friagem, vento, aí sim ela pode desencadear uma crise de rinite vaso motora.” concluiu.
Alguns medicamentos para desobstrução das vias nasais, muito famosos e usados pela população, muitas vezes sem prescrição médica, foram abordados pelo especialista. “Muitas consequências. Eu vou falar de duas formas, duas formas é importante para o ouvinte entender. Primeira forma, nunca use remédio em gotas no nariz, sem saber o que está usando, então se você pegar Neosoro, Aturgyl, Afrin, Desfrin, Sorine, qualquer um desses que tenha medicação em geral oximetazolina, Nafazolina e cloreto de benzalcônio são os 3 principais, essas medicações não devem ser usadas sem o conhecimento delas, a segunda forma que eu gosto de falar, comparativamente para o nosso corpo, é a mesma coisa de você cheirar cocaína, a diferença que você não vai ter a perda da realidade que a droga tem, agora, os efeitos para o nosso coração, os efeitos para o nosso nariz, os efeitos são graves.” concluiu o Otorrinolaringologista.