A cidade de Salvador aparece na 47ª colocação geral na lista das cidades que apresentam melhores condições para o empreendedorismo, segundo o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), referente ao período 2022/2023.
Na classificação geral, a cidade de São Paulo (SP) lidera a lista, seguida por Florianópolis (SC), Joinville (SC), Brasília (DF), Niterói (RJ), Boa Vista (RR), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Macapá (AP) e Goiânia (GO).
Produzido pela Enap, o relatório abrange os 101 municípios mais populosos do Brasil, “organizados de acordo com as melhores condições para empreender”. Os pesquisadores responsáveis pelo ranking justificaram que o ranking foi elaborado com base em sete critérios.
Os critérios avaliados pela Enap foram: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
Em relação a capital baiana, os melhores índices foram observados nos quesitos Infraestrutura (22º), Acesso ao capital (22º) e Cultura empreendedora (37º). Por outro lado, os destaques negativos de Salvador no ranking foram os quesitos Inovação (43º), Capital humano (59º) e Mercado (75º).