A Universidade Federal da Bahia (UFBA) tomou conhecimento, na noite de quinta-feira (29), sobre uma possível contaminação alimentar. De acordo com a universidade, estudantes que haviam se alimentado no Restaurante Universitário (RU) campus Ondina, apresentaram sintomas de mal estar físico.
Por meio de comunicado, a UFBA informou que está monitorando o recebimento de manifestações sobre o caso e lamenta profundamente o ocorrido.
A universidade solicita que os estudantes que tenham se sentido mal, registrem uma ocorrência através do endereço eletrônico [email protected], onde será enviado um formulário para coleta de informações e dadas as orientações necessárias para acolhimento.
A UFBA afirma ainda que iniciou imediatamente uma apuração do ocorrido e enviou amostra da refeição servida para análise laboratorial na Faculdade de Farmácia da própria instituição.
Como medida de segurança a UFBA reiterou que o funcionamento do RU, campus Ondina, será suspenso a partir desta sexta-feira (30).
A instituição enfatiza que o fornecimento de alimentação é um serviço essencial e da maior importância para a comunidade universitária, e que seu contrato é objeto de contínua e rigorosa fiscalização. Por isso, a rede de ensino superior busca apurar com a maior celeridade as causas de possível contaminação e que trabalha para que o RU seja reaberto sob operação de nova empresa terceirizada.
Enquanto o serviço estiver suspenso, a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA fornecerá auxílio-alimentação para os estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.
Foto: Divulgação / UFBA