O Tesouro Direto informou nesta quarta-feira (7), que passou a aceitar o PIX como forma de pagamento de títulos públicos. O programa Tesouro Direto foi criado em janeiro de 2002 e permite que pessoas físicas comprem e vendam títulos públicos pela internet – por meio de corretoras.
De acordo com o Tesouro Nacional, também está sendo lançado um cadastro simplificado, pelo qual será possível a realização de investimentos em menos de cinco minutos. Esse cadastro simplificado, integra os sistemas do Tesouro Direto, da plataforma “gov.br” e das instituições financeiras em um único processo.
O objetivo da unificação dos processos é facilitar o cadastro das informações pessoais, até a criação de conta com o banco ou corretora – com a qual as pessoas físicas podem fazer seus investimentos.
Para conseguir fazer o pagamento da compra de títulos públicos via PIX, será necessário que as pessoas físicas utilizem o portal autenticador central de acesso aos serviços do governo, o “gov.br”.
“Para aumentar a segurança do processo, só poderá ser feito um PIX vindo do CPF do titular da conta”, informou o Tesouro Nacional. Para acessar o Tesouro Direto, o investidor terá que ter pelo menos o padrão Prata de confiabilidade. Caso não possua, será encaminhado para o “gov.br” para complementar a sua conta com informações adicionais.