A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) mobilizará aproximadamente 34 mil policiais e bombeiros para a Operação Eleições 2024, conforme anunciado em coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência (COI) nesta terça-feira (24). O planejamento abrange ações preventivas, ostensivas e de inteligência.
Além das Polícias Militar, Civil e Técnica, o Corpo de Bombeiros também dará suporte. A SSP ativará o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que funcionará de forma ininterrupta entre os dias 4 e 7 de outubro, reunindo representantes de 31 instituições estaduais, federais e municipais, além de concessionárias de serviços.
Para fortalecer a integração entre as forças de segurança, será instalado o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública (CIISP), que terá como foco o compartilhamento de informações e a coleta de dados para nortear as equipes operacionais.
O governo do estado destinará R$ 3 milhões para a operação, visando garantir a democracia e o livre exercício da cidadania. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou que a tecnologia será um aliado importante na execução das ações, com a utilização de 3.595 câmeras de vigilância direcionadas para zonas eleitorais e pontos estratégicos identificados pela inteligência. “ Atuaremos com força máxima”, garantiu Werner.