Em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia na manhã desta terça-feira (7), Jusmari Oliveira, secretária do desenvolvimento urbano, contextualiza o cronograma do tramo 3, continuidade da linha 1 do metrô de Salvador, além de trazer novos detalhes de projetos pensados para outros bairros da capital.
“Estamos testando todo o sistema, como telecomunicação, sonorização, sinalização e eletricidade. Soltaremos o trem em torno de 20 de março e, em abril, estaremos operando com o trajeto Pirajá-Campinas e Campinas-Pirajá em teste, além de por em prática Campinas-Águas Claras. Vale ressaltar que até o final de maio teremos todo o tramo 3 funcionando regularmente, nossa previsão é que isso aconteça no dia 30”, disse.
Já sobre a linha 2, quando questionada, a secretária também informou que existe um estudo para a expansão da linha Sul e a aplicação de outras rotas futuras, o que resultaria na facilidade locomotiva dos baianos.
“Nós estamos estudando ainda um pré-projeto para a expansão Sul que iria acontecer até a Barra, um sistema totalmente subterrâneo e que nós estamos avaliando, mas ainda não está batido o martelo. Na realidade, nós estamos estudando vários novos trechos que vão além de Salvador”, contou.
Sobre outras novidades concretas, a parlamentar enfatiza a construção de novos meios locomotivos que vão além do metrô.
“Temos um projeto e acertamos com o Ministério a parceria para a construção da estrada do Derba, com um modal de transporte de massa, esse é oficial e está sendo desenvolvido o projeto executivo e, possivelmente, até o final do ano estaremos iniciando a obra da duplicação da estrada do Derba, definindo de será BRT ou VLT”, contextualizou.