Na manhã de segunda-feira (9), a cidade de São Paulo foi classificada como a mais poluída do mundo, conforme dados do site suíço IQAir, que fornece um ranking dinâmico das cidades mais afetadas pela poluição do ar. À tarde, a capital paulista caiu para a segunda posição global em termos de poluição atmosférica. A plataforma IQAir é uma colaboração entre a ONU e o Greenpeace.
No contexto nacional, São Paulo é a terceira cidade mais poluída do Brasil, atrás de Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). Nessas cidades, os níveis de poluição atmosférica superam em mais de 26 vezes os limites recomendados e são classificados como “muito insalubres”.
A recente piora na qualidade do ar em São Paulo está associada ao corredor de fumaça proveniente de incêndios florestais, que transporta poluição por centenas de quilômetros, afetando a capital paulista.
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para baixa umidade do ar e uma onda de calor nos próximos dias. A Defesa Civil estadual também lançou um alerta máximo para incêndios em 48 municípios paulistas, com oito focos ativos registrados em diferentes localidades. A previsão é que a situação de emergência para riscos de incêndio continue até o próximo sábado (14).